Construindo o MR.Lee Estúdio
Quando
eu comecei a pesquisar sobre acústica para fazer meu estúdio logo ficou claro
que o assunto não era simples como eu pensava. Quanto eu comecei a perguntar
pra pessoas o porquê disso e daquilo logo ficou claro a maioria não sabe muito
sobre o assunto. E quando eu finalmente comecei a entender um pouco mais sobre
acústica. Eu constatei que até mesmo grandes profissionais do áudio, sabem muito
pouco de acústica. E que a maior parte dos estúdios projetados por contra
própria sem um projeto de engenheiro acústico, transgridem critérios básicos para
um bom trabalho e muitos são um verdadeira catástrofe acústica.
Nesse
artigo eu vou apresentar meu Studio e dar uma visão geral sobre o que fiz e
ainda vou fazer. Depois seguirei uma série sobre o tema abordando e detalhando
mais sobre cada parte.
Começando
Quem
pretende construir um estúdio por contra própria. Deve estudar sobre “Modos” ou
distribuição modal. Pois é esse assunto que está relacionada com as medidas do
ambiente. E dela dependem uma boa acústica.
Pra quem
já tem um quarto pronto e pretende adapta-lo para um estúdio. Poderá usar o
calculo modal para fazer alguma alteração. As vezes afastar ou diminuir a
distancia entre duas paredes em 10 cm, por exemplo. Pode melhorar muito o desempenho
acústico do ambiente.
Da
mesma forma que vai ainda construir a partir do zero também deve estudar esse
assunto, porém com a vantagem de já escolher um medida que contemple uma boa
acústica.
Eu
tinha um espaço limitado para construir o meu estúdio e quando eu comecei a
calcular “Modos” da sala, eu vi que com o espaço que eu tinha. Eu não
conseguiria ter uma boa sala de gravação e uma boa sala de técnica, dividindo o
espaço. Isso porque em sala muito pequenas fica difícil lidar com “Ondas
estacionárias” de maneira satisfatória.
Mas
eu consegui uma ótima sala utilizando todo o espaço. E com algumas adaptações
eu fiz o que eu chamo de estúdio hibrido onde o ambiente de técnica e gravação
é o mesmo.
Isso
pode ser um problema se você pretende ter um estúdio comercial onde precisa
receber pessoas. Mais pra que trabalha mais sozinho como eu, pode ser até vantajoso.Com a guitarra na mão você
aperta o rec e pronto!
Isolamento A cústico
Para
isolamento acústico, ou seja, para que o som não saia de dentro do seu estúdio
e nem o barulho de fora entre nele, eu fiz o sistema box in the box ou seja uma
sala dentro da outra no meu caso duas paredes e duas lajes afastando-as em 10
cm não usei preenchimento entre elas.
Porém eu não fiz da forma correta pois a sala
de dentro deveria ser construída sobre uma estrutura de borracha para não haver
acoplagem e transmissão de som. mais eu tive um bom motivo.
Optei
por colocar as tomadas no roda pé, que foi feito em madeira com um friso atrás
para passar os fios isso evitou ficar fazendo buracos demais.
Porta Acústica
Existem
várias formas de se fazer uma porta acústica. Eu optei por fazer duas portas,
uma em cada parede. Sendo que ambas são feita por duas chapas de compensado 15
mm com EVA de 0,3 mm entre elas. Esse EVA é daquele usado por sapateiros.
Depois adicionei um caibro de 50 mm nas bordas criando uma “piscina” que foi
preenchida com lã de rocha 50 mm. Pra fechar uma chapa de Eucatex de 0,3 mm
além de formica pra dar acabamento. O sistema de trinca foi tipo tetra chave,
pois nesse tipo de trinco, não é necessário fura a porta vazando do outro lado.
O
marco da porta teve um dente de encaixe um pouco maior, com borracha no encaixe
e um veda fresta de feltro que eu já comprei pronto.
Esse
veda fresta ajuda a porta a fechar com certo aperto o que ajuda porta ficar
pressionada contra a borracha. Na instalação do marco eu usei espuma expansiva
de poliuretano. Essa espuma eu usei também para fechar frestas nos pontos de
iluminação onde havia buracos.
A
parte interna do estúdio era toda em tijolinho a vista. Apesar de muita gente
fazer estúdio com tijolinho a vista eu achei que estava um pouco cavernoso
então eu cobri uma parede inteira com madeira para quebrar um pouco essa
impressão.
Tratamento Acústico
Com
o estúdio pronto e com tudo vedado, e hora de partir para uma das partes mais
importantes do estúdio: o tratamento acústico.
Nessa
hora você precisa entender sobre tempo de reverberação ideal para cada
ambiente. Conhecer tipos de matérias e seu coeficiente de absorção por
frequência. Conhecer problemas comuns em salas pequenas, como flutter echo e
comb filtering, zonas de espelho para a sala de técnica e etc...
Nessa
hora também pode ser corrigido problemas que a distribuição modal não resolveu,
construindo painéis absorvedores sintonizados. Mas como eu disse, o assunto e
complexo e merece ser tratado parte por parte.
Depois
de calcular a quantidade certa de reverberação que eu iria enxugar em cada
frequência. Consegui encontrar a absorção adequada com os seguintes materiais pineis
de lã de rocha de 50mm e de 10mm 32kg. Espuma de 50mm e 30mm, tapete, difusores
e absorvedores de helmholtz.
A
armação foi feito de madeira e revestido com tecido americano cru que eu mesmo
tingi com aqueles tubos de tinta pra algodão. O único problema do algodão e
limpeza, pois fixa muita poeira, já tecidos cinéticos são mais fáceis limpar,
porém não pegam tintura.
O
absorvedor de helmholtz, e o difusor, eu deixei pra construir e colocar somente
depois que eu fizer a media da sala pois já aproveitei para corrigir qualquer
irregularidades nessa fase. Assim que construi-los eu postarei aqui.
A
mobilha
Você
pode usar qualquer mesinha no estúdio. Mas para colocar os periféricos, é
melhor usar um rack especifico que já vem com as medidas para prender os
equipamentos.
Em
meu estúdio, como o ambiente de gravação e o mesmo onde fica o computador, eu
resolvi construir um móvel, onde eu isolo um pouco o ruído do gabinete. Esse
móvel e revestido de espuma tem uma porta e possui uma abertura atrás onde sai
cabos e entra ar. Porém a porta da frente fica sempre aberta para entra ar. Eu só
fecho quando preciso de um take realmente silencioso como um violão e voz onde
o ruído fica muito nítido. Então eu aproveitei e fiz todo móvel incluindo com
suporte para os monitores.
Bom eu
acabei gostando tanto de assunto que se tivesse que fazer esse estúdio novamente
eu o faria com uma forma mais sofisticada. Mas isso vai ficar pro meu próximo. Agora
eu estou projetando uma sala para um amigo meu e logo postaremos o antes e o
depois aqui.
Uma abraço a todos!
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