Criando um Vídeo Viral



Muita gente faz vídeos de música ou, outros pra divulgar qualquer coisa e põem no you tube. Depois de alguns acessos de amigos do Orkut do facebook, o vídeo fica a mercê de acessos casuais de paraquedistas. É claro que nem todos esperam uma avalanche de acessos, mas, se você é um músico, por exemplo, de certo gostaria de ser visto e divulgado. Ou seja, quer ter muito acesso! Mas o que normalmente faz um vídeo ter muito acesso? Tenho visto que são coisas como:

Ser extraordinariamente bom
Ser muito ruim, tosco, ridículo (é o que o povo mais repassa. Infelizmente!).
Ser inovador, diferente, criativo.
É interessante lembrar, que um vídeo apenas bom não costuma trazer muito acesso. Se você tem um trabalho bom, certamente você tem um público em potencial que ainda não o conhece. Estatisticamente quanto mais pessoas virem o seu vídeo, mais chances você tem de encontrá-los, pois nem todo mundo que o assiste vai se interessar pelo seu trabalho. Para criar um vídeo viral não basta ser bom, pois as pessoas infelizmente repassam pouca coisa boa. Embora um vídeo bom garante a longo prazo seu retorno.
Não adianta fazer um vídeo viral, criar o interesse das pessoas e depois não ter nada mais pra mostrar. E importante saber que qualquer tipo de ação de marketing cria demanda que exige preparo para suprir a demanda.
Com a música não é diferente. Por exemplo, quando a Bandamais bonita da Cidade postou o vídeo eles já tinham um material online, se você analisar o gráfico do seus vídeos no youTube verá que o vídeo da música Oração sobe como uma rampa continua desde o momento de sua postagem, e também fez com que os vídeos antigos da banda subissem numa inclinação mais abrupta.
Isso me leva a concluir que é melhor se preparar antes de apostar em uma boa idéia para um vídeo.
Uma saída inteligente
Eu acho sem sentido ficar tentando criar coisas bizarras que nada tem a ver com seu trabalho para chamar a atenção. Sobretudo se você não tem de fato uma obra a ser divulgada. Acho que uma boa estratégia seria ter pelo menos algumas músicas on-line em sites como o myspace entre outros. Ter vídeos bem feitos que mostrem o conteúdo de sua obra. Ter seu contato comercial em fácil acesso. Ter uma equipe pelo menos em vista caso precise fazer shows. Se for o caso de algum produto para venda online como e-books, por exemplo, é importante já estar com tudo acertado para o caso de uma subida de ibope, você possa atender a demanda. Ou seja arrume a casa primeiro.
Agora voltando ao vídeo
Você pode fazer um vídeo pelado, falando mal de alguém que está em alta ou colocar uma loira e uma morena de costas balançando o ganha pão. O acesso vai ser certo. Mas vale lembrar que esse caminho tem vida curta e não leva ninguém a se estabelecer posteriormente.
Na contra mão, fazer um vídeo extraordinário não costuma ser coisa que se possa premeditar sempre. Às vezes acontece, às vezes não. O que podemos controlar são o fluxo de ideias que nos vem a mente e arriscar algumas. Se uma pessoa tem talento de fato. Ele há de se manifestar em algum momento.  
Certa vez li num livro de venda que o mais difícil de uma venda e conseguir a atenção nos primeiros minutos. Conseguir uma ruptura na atenção das pessoas é fundamental para mostrar o seu produto.
Seja criativo e chame a atenção das pessoas do artista que tem por trás de você. Fique com esse incrível vídeo da Banda mais bonita da cidade. Um exemplo de criatividade.
Um Abraço!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os segredos da mix Pancada de Chris Lord-Alge

Mixagem ao Vivo Com Fab Dupont