O Futuro da Cultura de Betim



Hoje eu escreverei novamente sobre um assunto que muitos me instigaram a escrever. Mas não num sentido de apreciação as minhas ideias, mas para ver o circo pegar fogo. Pra quem acompanhou o meu primeiro post sobre Lei de Incentivos e derivados, Sabe do que estou falando. Não é novidade pra ninguém que eu apoio o Serginho Lua Nova, como um bom nome para a presidência da FUNARBE. É faço isso abertamente. Aliás, “abertamente” parece não ser um estado apreciado pela maioria que estão envolvidos nesse meio.


Mas antes do fubá começar a engrossar, deixe me relembrar uma coisa.
Quando eu escrevi: Dez dicas para passar na Lei de Incentivo a Cultura de Betim, a mais de um ano. Houve uma grande discursão entre, anônimos, artistas e funcionários púbicos das entidades criticadas e da ilustre Dida Mar, a qual falaremos daqui a pouco.
O que eu percebi analisando a situação foi que toda discursão girava basicamente em torno de interesses pessoais. Cada um querendo defender sua bocada. Alguns tentando até rebaixar a propriedade substancial do meu tutorial, mas... O tempo só mostrou que até as latas de marmelada da minha ilustração trazia em seu seio a eminência profética. E pouco depois nas terras do tio Sã estava consumado o fato. Para que até os menos favorecidos intelectualmente pudessem entender.

Sabe qual é a maior vantagem de viver em harmonia com sua crença? E que seus feitos não te contradizem. Tem muita gente dizendo que o Serginho chegou de última hora querendo tirar proveito da cultura de Betim. Mas vamos analisar os fatos. Entre os últimos comentários nesse blog no post da lei. Estava o meu comentário dizendo que o comentário do Serginho merecia um post aparte. Pra mim a única pessoa que teve a sensatez de falar realmente de cultura de uma forma macro foi o Serginho. Inclusive quando ele usou a expressão “benefício da nossa gente” desentoou todo o tom da discursão que não conseguia se quer chegar perto do amago da minha crítica.
Isso ocorreu há mais de um ano atrás quando ninguém nem falava de presidência da FUNARBE ou política. Sempre que eu encontrava com ele e falava sobre o assunto ele sempre mantinha essa mesma linha de pensamento do quanto poderia ser feito em Betim com o dinheiro bem investido. Em contra partida sempre que eu vejo discursos sobre esse assunto como tem acontecido recentemente eu vejo o mesmo estilo provinciano de conduta de grupo A contra A.

A mumificação política de alguns causou uma cegueira tão profunda a ponto de defenderem o mérito partidário como fator primordial para ocupar a FUNARBE, quanto qualquer cidadão trabalhador sabe que um político justo prioriza o bem da sociedade. O “servidor público” não tem esse nome por acaso, tem que ser um servo do povo e não para retribuir a si próprio seus anos de politicagem.

Alias: O padeiro faz pão, o pedreiro casas, o médico promove a cura. E o costurador político?
Fazer campanha, negociações, articulações faz parte do sistema, mas tem uma raça de gente que vai costurando ali, aqui e de repente ele tá no topo. Mas ele não produz nenhum bem pra sociedade nem diretamente e nem indiretamente, pois suas articulações são sempre em beneficio do aumento e a perpetuação do seu poder.

Por outro lado, se insistirmos em mérito político alegando que o Serginho estava do lado do inimigo, me faz até graça. Porque o Serginho não esteve em momento algum do lado do PT nessa eleição. Quando o partido dele coligou muitos vereadores reclamarão, pois não queriam a coligação. Mais o único que mais uma vez mostrou que age baseado nos seus princípios que, diga-se de passagem, e raro isso nas pessoas, disse não! E usando de inteligência consegui fazer uma campanha independente sem ferir nenhuma lei eleitoral. Os detalhes sobre isso não preciso explicar. O Carlaile sabe. Mas se vocês tivessem prestado atenção ia ver que todo material de sua campanha era azul e amarelo.

Outra coisa pra fechar esse assunto. A retirada da candidatura do Sergio e seu apoio ao governo Carlaile fez um benéfico maior que boas dúzias de puxa sacos cuja maior façanha era por fotos na Facebook e ficar discutindo com os Petistas. Pega sua calculadora e tire a prova!
Acredito que o Carlaile vai saber enxergar nos acontecimentos a indicação de um caminho novo, pois, esse sistema do mérito político foi que colocou a Maria do Carmo em maus lençóis. Pois foi como o próprio Carlaile disse em um discurso, ela pós pessoas que não tinha capacidade para gerir os cargos.

Quem Afinal Era DIDA MAR?

 Eu achei que seria uma questão de tempo para alguém delatar essa pessoa, mas, o tempo passou ainda continua sendo desconhecida sua identidade, embora muitos me alertaram para possíveis candidatos. Independente de quem seja essa pessoa, ficou claro pra mim que ela agia baseada no medo. Todo aquele tipo agressivo apontando os defeitos de todo mundo erra certamente medo! E o tempo só me fez acreditar que era medo de perder algum benefício que essa forma de gestão proporcionou há poucos. Eu não sei em que estágio da cadeia alimentar essa pessoa se beneficia ou beneficiava, mas sua atitude foi de desespero. Desespero que eu tenho visto em muita gente. Quando aconteceu aquela reunião do Serginho, eu ainda não tinha ideia do quanto, alguns estão desesperados por causa dessa FUNARBE. Isso me fez lembrar do filme das minas do rei Salomão, em que lutaram para conseguir o tesouro, mas o tesouro era amaldiçoado. O triste e perceber que esse espírito personifica o estado de muitos artistas de Betim. E essa pobreza de espírito se manifesta em suas próprias obras.

Eu vi muitos dizendo que é um absurdo por o Serginho num cargo desses, porque ele chegou por ultimo. Estranho! Então por que tanto desespero? Depois da reunião começarão ate fazer campanha contra o Serginho e até apareceu nomes que estavam no anonimato. Gente pedindo apoio pra fulano e ciclano. Muito estranho! Se eu tivesse a tanto tempo ao lado do Carlaile e precisasse suar a camisa pra mim colocar em um cargo cujo o meu oponente e um “ninguém” que chegou de ultima hora, meu valor deveria ser revisto. Muito estranho mesmo.  

Agora em resumo eu não acho que o Serginho seja o único que poderia fazer um bom governo na FUNARBE. Mas é o único que hoje eu enxergo com sinais palpáveis que pode caminhar em outra direção. Pois os outros seguem na velha trilha de sempre. Estão em busca das minas do rei Salomão.
 Está nas mãos do Carlaile. E independente de qualquer pressão que tente fazer a ele, ele tem maturidade pra escolher o que ele achar melhor pra Betim. 

Quanto a mim, eu espero que quem quer seja o novo presidente da FUNARBE, ele seja constrangido por um surto ótico e enxergue uma gestão de cultura que contemple todos nessa cidade cinza chamada Betim. 

 “Há um mal terrível que vi debaixo do sol: riquezas acumuladas para infelicidade do seu possuídor”. Eclesiastes 5:13

Comentários

  1. Liecio, tudo bem?

    Bom... eu concordo com algumas coisas que você postou, mas não concordo com outras.
    Bom... Vamos começar pela cor de nossa cidade:
    Talvez seja novidade pra você amiguinho, mas
    Betim, por incrível que pareça... está entre as
    cidades que mais produzem arte e cultura do país.
    Surpreso? Pois bem... Eu viajo muito e me mantenho bem informado sobre feitos artistico-culturais de vária partes do Brasil. E Betim tem artistas que colorem esta cidade com luta e muitos projetos acontecendo, independente de FUNARBE.
    Basta sair à noite para conhecer.
    Posso até citar alguns destes projetos, aqui caso queira.
    Te admiro como músico e como pessoa, mas acho que devemos conhecer mais o que rola na cidade, entende? Senão a gente corre o risco de ser injusto com pessoas que fazem acontecer em Betim.

    Bom... em relação à cargos na FUNARBE, é de conhecimento de todos, que não vamos mudar nada, a não ser com união. Acho que melhor do que discutir assuntos assim na net, é levar propostas PESSOALMENTE, para montagens de projetos... mas coisas realmente sérias e documentadas, entende?
    Senão, dá a impressão de que se a FUNARBE acabar, não iremos conseguir nada mais na vida.
    Se somos profissionais e competentes, então iremos conquistar muita coisa juntos. Que não fizer parte, vai continuar só lamentando o resto da vida e não vai construir nada de útil nem na arte e nem mesmo na própria vida pessoal, porque as conquistas só vem para quem deixa as palavras e parte para a ação.

    Abraços, meu amigo.
    Ótimo 2013 para você e toda a sua família.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado por participar Paulinho.E sempre bom ter outro ponto de vista pra avaliar as coisas.
    sei que Betim, tem muita gente boa fazendo Arte. e deve haver muita gente que nem apareceu ainda escondida por ai.
    Quando me refere a Cidade cinza, não me referi a classe artística, e sim a Cidade num todo.
    quando escrevo sobre esse assunto aqui não o faço com intenção de que vai mudar algo. e só pra escrever minha opinião mesmo.
    sem duvida ninguém vai mudar nada de braços cruzados. mas acho que essa observação não serve pra mim.
    a classe é desunida sim. e é como disse cada um defendendo seus próprios interesses.
    Boa sorte na sua luta!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. "Talvez seja novidade pra você amiguinho, mas
    Betim, por incrível que pareça... está entre as
    cidades que mais produzem arte e cultura do país.
    Surpreso?"

    kkkkk Nunca ri tanto e tão alto!!!
    Aposto que trabalha na prefeitura!!!

    Por incrível que pareça, quando alguém tenta mostrar os nós que os prendem,
    por nós mais fortes eles clamam...

    ResponderExcluir
  5. Olá Tiago seja bem vindo!

    Essa Cidade é uma das que mais sai dinheiro do seu bolso pra cultura? Não duvido disso!

    Esse dinheiro todo vai para a cultura? estou certo que não.

    agora vamos celebrar a inocência com uma canção
    http://www.youtube.com/watch?v=QquOsSRAFqE

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Os segredos da mix Pancada de Chris Lord-Alge

Mixagem ao Vivo Com Fab Dupont