Os segredos da mix Pancada de Chris Lord-Alge




     Chris Lord-Alge é um dos mais aclamados Engenheiro de Áudio do pedaço. E fica fácil entender o por que, quando você escuta uma música mixada pelo rapaz. Eu tenho a impressão que ele se esquiva de algumas perguntas sobre suas técnicas, mais pode ser que realmente não haja um segredo por traz de tudo e sim apenas o refinamento dos ouvidos do mestre. De qualquer forma foi muito legal essa entrevista e eu deixo aqui alguns pontos que eu achei mais interessante sobre seu método de trabalho.


Eu não comprimo muito

     Logo de cara na entrevista, ele já começa a falar que as pessoas vivem dizendo que ele comprime muito, mas que não é verdade diz ele. "Eu não sou mais um cara querendo ver o quanto eu posso comprimir uma faixa". É engraçado pois eu já havia lido outras entrevistas com ele, e vejo que todo mundo vive perguntando sobre compressão como se fosse o segredo do seu punch sonoro, mais certa vez ele disse "não é questão de compressão e sim de distorção". Nessa entrevista ele fala mais sobre isso. O que reforçou mais ainda a minha tese.

Mixe em volume baixo

     Chris Lord diz que mixa num volume tão baixo que consegue ouvir o ruido do cooler do computador e que isso o ajuda a conseguir punch. Isso faz muito sentido porque quando você coloca o volume alto você acaba se enganando, pois sua mix parece que tem punch mas pode ser apenas a impressão causada  pela alta pressão sonora e também pela resposta da sua sala que faz o som parecer maior.


Não equalize em solo

     Aqui está uma das coisas que achei mais interessante na entrevista. O Dave Pensado que também é um grande Engenheiro de Áudio, elogia bastante o modo como a voz se sobressai nas mixagens do Chris Lord e até comenta: "as vezes eu trato uma voz até ela ficar poderosa como a do Pavarotti, mais quando ele coloca no meio da mix ela some. Diga me qual é o seu segredo?" Nunca equalize em solo  explica o Chris Lord.
     
     E ele continua explicando que tudo está competindo com a voz e você precisa deixar tudo jundo pra conseguir o resultado certo. E ele diz que  muitas vezes o seu assistente escuta uma voz em solo e diz "está muito aguda Chris" mas  é assim mesmo pois no contexto ela soa bem. Então fica a lição: não equaliza em solo.

Eu não tiro eu adiciono


     É estranho quando o Dave pergunta sobre que frequências ele costuma cortar em guitarras e ele diz: "eu não tiro nada eu adiciono". Talvez eu remova algum grave, mais normalmente eu só adiciono. Pode parecer entranho pra gente ouvir isso porque sabemos que é necessário remover certas frequências que não contribui em nada pra definição do som e é comum ver grandes Engenheiros defendendo a equalização subtrativa. Mas se você raciocinar um pouco, um cara como o Chris Lord trabalha com uma equipe de profissionais de ponta e eu acredito que as coisas caem pra ele já com esses detalhes resolvidos e levando em conta o arsenal de equipamentos vintage que ele possui, isso faz sentido. Mais eu acho que equalização com Plugins nem sempre soam bem adicionando. Principalmente agudos.


Distorça sua mix

     Mais lá pro final da entrevista, o Dave pergunta sobre seu segredo de sua mixagem ter a fama de soar "hit hard" (algo tipo "pancada"), e ele diz mais uma vez que o segredo está em mixar em volume baixo. Então O Dave faz uma cara estranha e pergunta "mas como abaixar o volume do monitor te ajuda a conseguir isso"? Ele diz que é porque quando ele escuta em volume baixo ele tem que se  esforçar mais pra conseguir o punch e que tende a empurrar os faders pra cima. Bom o Dave faz uma carra de quem não se deu por convencido e ele explica que é a distorção "é drive como um amplificador Marshall".
     
     O que eu acho que ele quis dizer é o seguinte: Eu  já li outros artigos sobre distorção de mesas como SSL e outras em  que o Engenheiro David Bendeth diz que existe um "ponto doce" quando você força o compressor do master ele satura como um amplificador Marshal de 100 watt. Além disso o Cris Lord trabalha numa SSL modificada, então vai saber. Mas eu sempre sinto que ele esquiva quando fala nesse assunto. Mas pra mim a sonoridade da sua mixagem tem mais a ver com distorção mesmo.


O Pan em LCR


     Outra coisa já bem conhecida de Chris é que ele usa o pan em LCR ou seja um instrumento sempre vai estar no extremo esquerdo no centro ou no extremo direito. Eu achei curioso quando o Dave pergunta se ele usa algum processamento mid-side e ele diz que não, que ele é um cara "Old school" e que não entende essas coisas. Mas ele diz que usa uma função da mesa que eu não entendi, que usa alguns efeitos de Plugins e também alterna fase dos canais ou coisa assim. Na minha opinião no fundo existe várias formas de fazer um instrumento soar em locais intermediarias entre LCR e esses caras fazem isso muito bem. Então no fundo o LCR é mais flexível do que parece.


Compressão


     Como é comum nas entrevista do Dave Pensado, ele propõe um bate bola rápido onde ele dizia o instrumento e o Chris Lord dizia sua configuração de compressão favorita. Veja e aprenda com o mestre.

Voca: attack  Rápido, ratio 4:1

Caixa: attack lento, ratio 2:1

Guitarra (estilo Green Day): attack rapido, ratio3:1, treshhold baixo

Room(sala): compressão pesada, com attack lento

Baixo: compressão pesada, attack no minimo, ratio 4:1

Bom, assistir  Cris Lord Alge sendo entrevistado pelo Grande Dave pensado e um momento ímpar mesmo.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mixagem ao Vivo Com Fab Dupont