Como ganhar dinheiro com aulas de música





Se você esta pensando em começar a dar aulas de algum instrumento como violão, teclado, bateria ou qual for o seu instrumento, deve estar pensando: Quanto posso ganhar com isso? Como conseguir alunos? E por ai vai... Aqui vão algumas dicas importantes pra você começar certo.



Pra te dar uma resposta mais precisa, você tem que responder a algumas perguntas a si mesmo, como por exemplo:


Qual nível da minha musicalidade. Ou seja, darei aulas para iniciantes, nível médio ou avançado?


Você já é conhecido por trabalhos musicais?


Quanto tempo disponível eu tenho para esse fim?


Após definido essas coisas, tem outra bem importante. Qual sistema de propaganda, ou seja, qual marketing você vai usar para atrair seus alunos.


Então vamos lá.


Se você não e o músico mais “virtuoso” do pedaço não desanime, pois nem sempre os melhores músicos são os melhores professores (às vezes são os piores), portanto se você for bom com explicações, paciente e se lembrar de que, o que hoje e fácil pra você não quer dizer que seja fácil para o aluno. Você não vai querer ser um trauma pro aluno que muitas vezes se sente inseguro por estar iniciando em algo novo certo? Alem disso, alunos principiantes representam a maior parte, portanto se você não for muito avançado isso não vai impedi-lo de ganhar dinheiro. Mas seja honesto com os outros e consigo mesmo só se meta nessa se você realmente tiver o conhecimento naquilo que você propõe ensinar. A “picaretagem” tem vida curta.


Outra coisa a se pensar, é no seu networking, ou seja, na sua rede de relacionamento que possa te trazer alunos. Se você já toca e provável que muitas pessoas já o conheçam por isso e até já tenha te procurado para aulas algumas vezes. Então faça uma lista de pessoas e lugares que você freqüente para começar a fazer contatos. Ligue pra possíveis interessados e diga que você esta abrindo vagas para aulas e se possível feche já com alguns que quiserem, pois será bom pra você começar já com alguns alunos principalmente se tiver que alugar algum local para as aulas.


Normalmente músicos profissionais vivem de vários tipos de trabalhos como shows, workshops, gravações e etc... O tempo para dedicar as aulas varia de acordo com isso. Se você for dedicar a aulas como principal atividade ou até mesmo integralmente, ótimo! Assim você terá mais horários para encaixar alunos e também um ganho maior.


Agora que você já definiu pra que nível de aluno você vai lecionar e o tempo disponível e por onde ira começar, é hora de definir qual a ferramenta de marketing você deve usar para atrair alunos. Não basta sair por ai colocando folhetos em caixas de correio ou jogando por ai como fazem em campanhas políticas. E necessário saber qual e seu público alvo, onde eles costumam freqüentar e como fazer para eles saberem que você existe e o que tem pra oferecer. Então lá vamos nós.


Ao contrario de alguns segmentos de mercado o púbico da música e mais variado. Em todas as idades, sexo, religião, etnia, todo mundo se interessa pela música e pode ser um possível aluno. Mas aqui vão alguns lugares que certamente estão concentrados um bom número de pessoas interessadas:


Igreja

A maioria das igrejas tem grupos de música e muitos membros interessados e tocar um instrumento. Você pode conversar com algum líder responsável para comunicar aos membros obre as aulas, alem de deixar um cartaz ou panfletos e até oferecer um desconto especial para os membros. Isso também e do interesse da igreja que normalmente sofre um pouco com membros que querem se apresentar nas reuniões, mas não estão preparados.

Entidades culturais


Qualquer tipo de entidade ligada à cultura como casa de apoio a cultura, teatros, bares, casas que tenha apresentações de música ao vivo, ou seja, qualquer local que tenha em sua cidade que e frequentado por pessoas ligadas ao meio cultural. É um bom lugar para cartazes e panfletos.


Amostras pela internet

Se fossemos considerar aulas onlines, eu teria que escrever um artigo a parte sobre isso pois envolve outro tipo de perspectiva. Mas eu acho valido você criar algum tipo de apresentação sobre suas aulas ou ate mesmo uma amostra caso você se sinta preparado pra isso. poderia ser em vídeo ou uma descrição em uma pagina simples. seria apenas pra você colocar em seu material de divulgação. hoje quase todo mundo tem acesso a internet móvel no telefone e poderia pegar por exemplo, um cartão ou um banner seu em algum lugar e já acessar e gostar do que viu. lembre se que quanto maior for as informações, mais seguras a pessoas se sentirão para fechar uma compra de um produto ou serviço.

Anúncios em jornais


Bom, anúncios em jornais funcionam bem. Há anuncio de vários preços dependendo do tamanho e da página, evite gastar com anúncios grandes e carros e prefira um mais em conta para poder anunciar continuamente. Vai valer mais a pena


Lojas de instrumentos musicais


Pra mim esse é de longe o melhor ponto para conseguir alunos mas,depende muito de sua relação com vendedores. Quem entra em uma loja e adquire um instrumento e por que já decidiu tocar se o vendedor te conhece (COMO BOM PROFESSOR EU ESPERO!) ele pode te indicar. Quanto melhor for sua relação com essa loja melhor.por exemplo você pode indicar essa mesma loja e seu vendedor parceiro para alunos que ainda não compraram instrumento ou os que querem trocar de instrumento. Assim ambos saem ganhando.o vendedor vende um violão passa seu cartão ao cliente e o telefone toca.


Local da aula


E muito comum às pessoas começarem dando aulas em casa. A princípio não tem nenhum mal nisso mais se você quer se destacar no mercado é preciso criar uma imagem profissional que muitas vezes não combina com aquele quartinho perto do canil que você tem no quintal da sua casa, isso se não for seu próprio quarto o que piora ainda a coisa, principalmente se você for atender alunos do sexo oposto. Embora um aluguel seja um gasto a mais, te dá condição de ser mais profissional, além do mais se você escolher um ponto bem localizado onde circulam muitas pessoas, você pode colocar um letreiro na fachada, o que com certeza chamara a atenção de mais interessados. Além do mais as pessoas não se importaram em pagar um pouco mais pela comodidade e o conforto.Então você deve analisar bem antes de tomar uma decisão precipitada.


Preço


Bom preço e uma coisa muito importante, pois afinal de contas seu objetivo e lucrar o máximo possível com o seu trabalho.


Para se fazer um preço adequado você deve analisar três aspectos importantes:






Primeiro: Preço de mercado. Ou seja, quanto seus concorrentes estão cobrando pelas aulas.






Segundo: Seus custos. Quanto você ira gastar com apostilas de estudo, panfletos, aluguel, anúncios e outras despensas.






Terceiro: Seu diferencial o que você possui ou, o que você oferece a mais que seus concorrentes e que justifique uma cobrança a mais na sua mensalidade?


Normalmente quanto mais renomado o músico, mais caro ele cobra. E as pessoas costumam pagar, pois supõe que ele seja melhor certo? Só pra comparar os guitarristas mais renomados do Brasil que normalmente toca com bandas e artistas famosos, costumam cobrar cerca de quatro a seis vezes mais do que os outros.


Por outro lado quem está começando pode valorizar muito sua aula caprichando no material na aparência do local assim como na aparência pessoal. Eu já vi colegas dando aula de chinelo e bermuda. Não importa seu estilo de vestir, mas esteja sempre limpo e bem vestido, pois mesmo que você diga coisas como: “há eu não ligo pra esse negócio de roupa, e é assim que eu sou” a visão dos outros são diferente, e afinal de contas quem vai pagar o seu salário são elas, portanto trate de entrar na linha.


Forma de pagamento


Você não pode simplesmente chegar pró aluno no fim do mês e dizer: “Hei, trouxe a minha grana” isso soa mal. Mas você também não pode deixar a corda frouxa, pois suas despesas não atrasam o vencimento. O ideal e você combinar de receber na primeira aula de cada mês assim você recebe sempre adiantado. Você também pode criar uma folha onde você a cada aula marque com um X perto do aluno assim quando você marcar o quarto X bingo! É hora de receber. Quando um aluno faltar à aula, o que acontece bastante acho que você deve cobra por essa aula também, pois você ficou lá esperando com um buraco no horário do mesmo jeito. Porém você pode oferecer reposição de aulas, mas converse com o aluno e diga a ele que você só irá repor a aula caso o motivo seja justificável, pois se você fizer reposição incondicional, basta bater uma “preguicinha” no aluno que ela já que deixar a aula pra outro dia. Ai você trabalha muito e recebe pouco.


Passe essas regras para um contrato e peça para o aluno assinar no ato da matricula.


Você também pode oferecer outros tipos de planos de aula como aulas avulsas ou dar descontos para quem pagar por trimestre ou semestre.


Bom acho que se você cuidar desses aspectos que são básicos, você terá muita chance de ganhar um bom dinheiro. Esteja sempre aberto a inovação e a criatividade. Pois você deve buscar sempre estar na frente.


“Quem não faz poeira, come poeira”






Um grande abraço! Liécio Rodrigues






"Se fosse ensinar a uma criança a beleza da música


não começaria com partituras, notas e pautas.


Ouviríamos juntos as melodias mais gostosas e lhe contaria


sobre os instrumentos que fazem a música.


Aí, encantada com a beleza da música, ela mesma me pediria


que lhe ensinasse o mistério daquelas bolinhas pretas escritas sobre cinco linhas.


Porque as bolinhas pretas e as cinco linhas são apenas ferramentas


para a produção da beleza musical. A experiência da beleza tem de vir antes".






Rubem Alves










Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os segredos da mix Pancada de Chris Lord-Alge

Mixagem ao Vivo Com Fab Dupont