Gravando Discos em Casa

Artigos De MR.lee

      
      Antes do avanço da internet, ver um efeito especial em um filme de ficção  podia causar um misto de
fascinação e curiosidade. Como que eles fizeram isso? Hoje você não só pode descobrir como tudo e feito pela internet, como pode ter em seu notebook os mesmos softwares usados na produção daqueles efeitos. Essa democratização tecnológica que também teve um “ajudinha” da pirataria, deu a qualquer um a possibilidade de produzir conteúdo de diversos tipos como: filmes, musicas, livros, jogos e o que mais você puder imaginar.

       Mas, como disse Washington Olivetto em uma entrevista “a internet já democratizou o gesto de escrever. Ainda não democratizou o gesto de escrever bem”. Isso nos remete a um contraponto inerente ao desenvolvimento tecnológico, que é o conhecimento para produzir conteúdo de qualidade.

      Se por uma lado a tendência mostra que as ferramentas estarão cada vez mais acessíveis a todos. Resta por outro lado menos tempo para as pessoas explorarem os recursos dessas ferramentas.

      Vamos analisar, por exemplo, na produção de áudio.
    Antigamente era necessário um monte de equipamentos para produzir um som profissional. O que também não era barato. Gravar um disco poderia ser um sonho distante pra maioria.


      Agora hoje com o  advento e evolução do áudio digital, tudo ficou mais simples. É só observar como as empresas de áudio profissional  estão voltando a cada dia seus equipamentos para o público “amador”.  As interfaces de áudio estão cada vez mais portáteis e com mais recursos inclusos. Aplicativos para iphone já trazem muitos recursos avançados para produção de música.

      Eu não estaria sendo exagerado se eu dissesse que em breve seu estudo caberá em seu bolso. Inclusive os monitores de áudio.


Gravando Discos em casa


      Quando vi em uma entrevista o cantor uruguaio Jorge Drexler dizer que seu disco" Sea" tinha sido feito basicamente em computadores eu fiquei fascinado. Eu já gostava muito desse disco e saber disso me fez prestar mais atenção na possibilidades que temos nas mãos.
      Recentemente descobri o cantor Cícero (foto direita), que também grava seus próprios discos no seu apartamento. Na verdade dava pra fazer um post só sobre artistas que estão produzindo em casa. Mas eu gostaria agora de mostrar de onde veio a ideia do meu curso de gravação.



Meu curso de gravação


      Diferente da maioria dos cursos que são oferecidos em módulo dedicados a cada uma das etapas que envolvem uma produção musical. Meu curso segue num sentido contrário buscando focar nos conhecimento básico para uma produção completa de áudio, tendo em vista que é sempre mais motivador continuar aprendendo depois que você já consegue produzir alguma coisa, mesmo que simples. Para tornar isso possível eu criei um abrangente material de apoio.

      Esse curso se estende a várias áreas de interesse como sonoplastas, operadores de sons de igrejas e shows em geral.

 Locutores que querem gravar suas próprias locuções sem precisarem recorrer a estúdios.

Bandas que querem registrar seus ensaios e começar pré-produzir suas músicas.

 Produtores de vídeos que querem aperfeiçoar o áudio de suas produções. 
Breve estarei com esse curso online se você não é da minha região pode se inscrever no blog para receber notícias.
Saiba mais sobre o conteúdo do curso aqui

      Não se deixe desanimar pela aparência que o desconhecido insiste em lhe mostrar como complicado.
"Uma longa caminhada começa com o primeiro passo".
Lao-Tsé

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os segredos da mix Pancada de Chris Lord-Alge

Mixagem ao Vivo Com Fab Dupont