Como escolher um violão ou uma guitarra


 
Bom, quando se decide aprender a tocar um instrumento, é hora de comprar o instrumento. Mais ai surge à questão: Que instrumento comprar?


Há pouco tempo atrás, era mais fácil responder essa pergunta, havia poucas marcas no mercado, quase todas nacionais. Mas depois que a importação ganhou força no Brasil o mercado foi inundando de produtos e as empresas Brasileiras também foram e melhorando seus produtos e se expandindo e hoje é difícil escolher entre tantas marcas. E é diante desse fato que permanece a dúvida:


Que marca comprar?Esqueça das marcas! Isso mesmo esqueça! Veja porque lhe digo isso. Empresas de instrumentos direcionam seus produtos pra tipos diferentes de público, sendo a maioria deles não profissionais. Isso quer dizer que uma mesma marca de guitarra fabrica instrumentos com qualidades diferentes. Agora não espere encontrar uma etiqueta em uma guitarra dizendo boa ou ruim. A princípio o preço seria um divisor de águas para isso, mas não e sempre assim.





O que acontece é que as grandes empresas de instrumentos a tempo já entraram no sistema de gestão contemporâneo onde se sabe que é mais lucrativo cuidar do marketing da marca, do conceito do produto e na gestão da marca de um modo geral do que fabricar o produto. O importante nesse tipo de estratégia não e tanto o produto mas sim fazer que os consumidores acreditem que terão o que procuram quando comprar esse produto.então mandam seus produtos para serem produzidas por terceiros em outros países, como China Japão Indonésia e... Alias, a China (que hoje é a segunda potencia econômica do Mundo) tem fabricado quase tudo na área de instrumentos e equipamentos de áudio, isso por causa do custo baixo da mão de obra. E as empresas sabem que o que da resultado e cuidar do marketing da marca, e o serviço pesado deixa pros Chinas. Ai você vê aquele seu guitarrista virtuoso que e endoser de uma dessas marcas tocando em uma guitarra feita sob medida com tudo os componentes do top de linha, junta aquela grana suada, entra numa loja, e sai com uma porcaria feita em serie assinada pelo cara.


Seria fácil resumir esse post em apenas um conselho: vá pelo ouvido! Mas infelizmente a maioria dos que buscam conselho sob instrumento são iniciantes e não possuíram essa capacidade. A arte de diferenciar timbres vem com o tempo e experiência.


Estilos de guitarras


Outra coisa a se levar em conta é a personalidade do instrumento. Além da qualidade do instrumento, temos que ter em mente que instrumento também tem personalidade, timbres próprios para estilos diferente de música. Por exemplo, guitarras Extrato, tem um som bem diferente da guitarra Lespow.se for violão temos os feitos para cordas de aço muito usados em contry e blues como os para cordas de nylon para estilos como o clássico e a Bossa. Mas nenhuma é melhor que a outra Apenas são diferentes e nisso sim vale a pena pesquisar que tipo mais lhe agrada para o som que você esta querendo.


O que posso dizer então sobre o que é uma boa guitarra?




Um dos problemas da maioria dos instrumentos musicais de hoje, está na madeira. Grande parte das madeiras de lei boas para fabricação de instrumentos estão em extinção. Assim as fábricas estão fazendo guitarras de madeiras inapropriadas na maioria dos casos madeira macias como caixeta. e mole!!! Ai não da som!!! Isso sem contar as guitarras caríssimas que ainda são feitas de boas madeiras, porém cheia de emendas de pedaços aproveitados o que você não vê, pois está encoberto por tinta ou lâmina de madeira. Essas emendas cortam a continuidade da vibração na madeira. Perdendo assim ganho e sustain.


Fiz uma guitarra com um Luthier e me surpreendi! É outro som!! Quando comparo com minhas outras guitarras de caixeta a diferença de massa sonora e sustainer é gritante. Ai sim vale a pena um bom capitador. Pois trocar captação de guitarra com som de madeira ruim e como comprar um microfone top pra usar com uma voz fraca e presa, e esperar que ela soe pra fora e com ganho. Não da!!


Verificando o intrumento


Depois de descobrir que tipo de guitarra ou violão quer comprar veja algumas coisas a se observar sobre o instrumento.


Como disse, veja se esse instrumento possui madeira de boa qualidade. Se precisar consulte um Luthier.


A madeira que fica sobre as cordas da guitarra se chama espelho. Quando esse é feito de madeiras claras proporciona mais ênfase e brilho nos agudos enquanto os espelhos de madeira escura refletem melhor os graves sendo preferida por quem gosta de peso no som.


Veja se o instrumento não esta trastejando.


Quando uma guitarra ou violão esta trastejando pode se resolver subindo um pouco as cordas, porém se perceber que elas já estão altas demais vai ter que perfilar (desgastando com lixas) com o Luthier o serviço que encarece o produto, caso a loja não ofereça esse serviço com a compra. Eu compraria um instrumento nessa condição somente se o som fosse realmente compensador caso contrário continuaria testando outros instrumentos.


Veja a afinação


Alguns instrumentos costumam “roubar” na afinação, isso significa que mesmo afinado ele pode apresentar desatinos em alguns acordes. O que é inadmissível, já que uma vez afinado, o instrumento deve responder em qualquer acorde em perfeita afinação. Em guitarras é mais fácil resolver esses problemas por que elas costumam ter uma regulagem na ponte pra esse fim. Já os violões é mais complicados, necessitando de um Luthier.


Veja também se o instrumento mantém a afinação. É comum após afinarmos um instrumento ele não se manter afinado por algum defeito de componente com tarraxas por exemplo. Afine, puxe as cordas e afine novamente. Toque algo e veja se as cordas não estão voltando. Muitas vezes percebemos esse problema só depois de um tempo que estamos com o instrumento. Talvez afinação seja um ponto forte pra você chamar alguém que entenda quando for comprar. Eu não confiaria em vendedores pra isso!






Chiados e aterramento


Muitas guitarras têm problemas de chiado. E possível ouvir gravações famosas com o chiado da guitarra. Não vejo isso como um grande problema. Normalmente e um problema de aterramento. Você pode mandar blindar os captadores para melhorar, digo melhorar por que dificilmente quando se passa uma guitarra por pedais, cabos e amplificadora o som sai limpo. É pra isso que serve os pedais de noise gate, para atenuar esses ruídos e chiados.


Embora muita gente foca nos captadores na ora de escolher uma guitarra, eu acho um ponto secundário pois, o captador tem a função de captar o som de um instrumentos sendo assim não adianta captar um som ruim ou desafinado. Vale a pena fazer uma pesquisa sobre captadores a parte para se enterrar do assunto porem uma dica sobre isso e o seguinte: normalmente os captadores são escolhido pelo fabricante de acordo com a estrutura e o estilo da guitarra,porem costuma m ser captadores “paralelos” de qualidade inferior aos dos mais famosos. Faça uma pesquisa sobre os captadores usados por seus guitarristas preferidos e olhem se a guitarra que você pretende comprar vem com captadores desses fabricantes.


Bom, vamos então resumir o que devemos olhar antes de comprar uma guitarra


* escolher a característica de som de mais lhe agrada ou que mais tem a ver com sua proposta musical.


* veja que tipo de madeira a guitarra é construída e se a estrutura esta ok.


* veja se a afinação oscila entre acordes e se ela mantém.


* veja se ela trasteja, e se pode ser regulada sem que as cordas fiquem muito altas.


* veja a qualidade dos captadores.


Lembrado que uma guitarra com boa madeira e bons captadores não sai barato não! Mas dependendo da sua proposta vale muito à pena, assim como vale a pena comprar uma guitarra baratinha pra que esta começando a tocar.


Bom tem muito mais coisa a se falar sobre isso mais fica pra próxima.


Abraço!






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os segredos da mix Pancada de Chris Lord-Alge

Mixagem ao Vivo Com Fab Dupont