Como tocar rápido



Todo mundo quer tocar rápido. Hoje a maior parte dos alunos que chegam até a mim querendo fazer aula já adianta logo o caso: “eu quero pegar velocidade”. Bem isso não e o problema- respondo eu. Até mesmo por que isso não depende de mim é claro!


Tocar rápido parece ser o grande triunfo pra todos. Quanto mais notas por tempo melhor!


Porém antes de acelerar as coisas em um modo geral vale à pena lembrar que qualquer processo rápido precede de um lento que ao longo de muitas repetições resulta na velocidade. Tentar burlar esse fato pode causar efeitos colaterais como tocar notas “mascadas”, sem distinção, tocar fora do tempo e o pior de tudo, rápido.


Uma coisa que os grandes músicos percebem ao longo da vida e muitos não percebem, é que existe um meio de conseguir mais resultado com menos esforço, treinando de forma mais eficaz consciente.


Você já deve ter ouvido alguma vez alguém falar sobre o subconsciente. Que é uma parte da sua mente que trabalha independente da sua consciência. Porém o termo mais correto usado pela psicologia hoje é inconsciente. Então vamos chamá-la de inconsciente. Vou pedir licença aos companheiros dessa área para simplificar essa complexidade, para nos valer apenas da parte que nos interessa que e tocar rápido.


Imagine sua mente como essa figura:












Você já deve ter ouvido falar também sobre Automatismo. As vanguardas artísticas do século XX chegaram a considerar o automatismo primordial na criação artística sobrepondo até ao próprio consciente uma vez que o inconsciente está livre dos paradigmas e barreiras que a mente consciente possui. Porém aqui não vamos falar sobre o aspecto criativo ou artístico do automatismo, mas apenas da parte técnica.



Quando você está aprendendo algo como dirigir, por exemplo, é a sua consciência quem analisa pensa e decide o que fazer. Porém ao repetir essa atividade por tempo prolongado você ganha um aliado, uma espécie de piloto automático que executa essa atividade sem depender da sua mente consciente, que fica livre pra você pensar em outra coisa.


O Automatismo na técnica


Quem quer tocar rápido pode tratar logo de compreender o seguinte: Quando você faz um exercício no instrumento como escalas, por exemplo, o inconsciente não distingui notas bem tocadas de notas mal tocadas. Portanto se você começa a exercitar cometendo erros, mas ao invés de usar o consciente para analisar e corrigir o erro você continua o repetindo, o erro também tornará parte automática do processo e você continua errando sempre.


Adquirindo velocidade de forma rápida e limpa

O que temos que fazer então quando estivermos exercitando, é manter o corpo bem relaxado e a mente bem calma para analisar cada movimento, observando onde estão às deficiências e que tipo de deficiência causa o erro.


Deficiências físicas


Muitas vezes você percebera que uma deficiência estará ligada à parte física como, por exemplo, um acorde ou uma escala onde há uma abertura excessiva dos dedos. Nesse caso além de repetir essa parte várias vezes, procure exercícios específicos para abertura de dedos e se possível crie seus próprios para resolver o problema. Só não se esqueça de fazer alongamento, pois esse tipo de exercício exige muito da musculatura.


Deficiência do consciente


Outras vezes você perceberá deficiência mais ligada a um embaraço da própria mente causado por uma má compreensão de algo como um padrão melódico um fraseando ou um tempo mal compreendido. Nesse caso deixa a preguiça de lado e pare de tentar a sorte e repasse o que esta errando até conseguir a compreensão total de cada parte.


Em fim a velocidade


Não há dúvida de que se seus dedos estiverem fisicamente preparados e tiver compreendido tudo usando sua consciência. O seu inconsciente vai trabalhar a seu favor e a velocidade será um processo natural e inevitável.

nao acredite em formulas mágicas que se vendem por ai. A única magia que se consegue com elas, é a magia do seu dinheiro passando pro bolso deles.






Abraço! Liécio Rodrigues


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Os segredos da mix Pancada de Chris Lord-Alge

Mixagem ao Vivo Com Fab Dupont